Primeira Meta (26.01.13 - ??.??.13)

Segunda Meta

Meta Final

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Sobre deficiência em algumas vitaminas.


Esse é um post meio louco... está mais para um lembrete pra eu mesma, mas vamos lá!
Eu, desde que emagreci 14kg e estava já fazendo o pré-pré-natal, descobri que estava com deficiência em algumas vitaminas.
Meu cabelo começou a cair freneticamente. Quase fiquei careca. De verdade!
Estou tomando ainda alguns suplementos, mas vivo pesquisando O QUE que eu tenho que comer para suprir isso!
Acontece que quase não como carne! Sei lá... não gosto muito... daí me falta ferro, B7, B12...
Descobri que também não como leguminosas!!! Que tem ferro pra caramba!!
Eu já como de sobremesa tangerina (sempre!) o que ajuda muito na absorção do ferro, mas não adianta se não como o ferro na refeição, né?  rs rs
Já o complexo B é complicado. É quase tudo carne mesmo! Não sou vegetariana... mas é difícil incluir carne 3 vezes por semana... mas tenho que tentar!!

Então, fiz minha pesquisa.... e fiz um resumo muito resumido mesmo desse causo todo:

FONTES DE FERRO
- Feijão Azuki, feijão carioca, feijão preto, ervilha, lentilha, grão de bico ou soja e o tofu; 
- Agrião, espinafre, acelga, escarola, couve manteiga, couve de bruxelas;
- Amêndoas, ameixa preta, uva passa, nozes, castanhas, damasco, sementes de abóbora, de gergelim ;
- Açúcar mascavo; 
- Aveia; 
- Açaí, jabuticaba; 
- Folhas de beterraba, folhas de abóbora;
- Cereais matinais integrais 

FONTES DE VITAMINA C
- laranja, limão, mamão, goiaba, kiwi, acerola ,morango;
- hortaliças frescas (como a couve, por exemplo);
- seja consumida na mesma refeição rica em ferro.

DIMINUEM APROVEITAMENTO DO FERRO - café, chá mate e chá preto, chocolate, refrigerantes, chá verde e acelga.

Vitamina B1 (Tiamina) - carne, fígado, ovos queijos, sementes e cereais integrais e vegetais verdes e folhosos.
Vitamina B2 (Riboflavina) - carne, vísceras, legumes e leite.
Vitamina B3 (Niacina) - peixe, carnes, aves, levedo e fígado.
Vitamina B5 (ácido pantotênico) - batata doce, melaço, abacate, lentilha.
Vitamina B6 (Piridoxina) - carnes em geral, ovos e leguminosas.
Vitamina B7 (Biotina) - banana, carnes, rim, fígado, levedura, gema de ovo.
Vitamina B9 (ácido fólico) - gérmen de trigo, levedura, fígado, vegetais de folha escura, leite e ovos.

Vitamina B12 (cobalamina) - carne, fígado, leite, queijo e ovos.

E fiz uma listinha de tudo que eu tenho que consumir numa semana... Pra ver se eu consigo criar um hábito!




LEGUMINOSA



FOLHA VERDE ESCURA



FRUTAS SECAS / CASTANHAS / SEMENTE DE ABÓBORA (MIX)



AVEIA



CEREAL MATINAL INTEGRAL



CARNE VERMELHA / FÍGADO



PEIXE



BATATA DOCE



ABACATE



OVOS



SOBREMESA – abacaxi, goiaba, laranja, tangerina, kiwi, caju, morango



NÃO TOMAR CAFÉ / CHÁ NAS REFEIÇÕES!!!

Ahhhhh, e vocês sabiam que chá preto impede a absorção do ferro?
E eu sempre tomando nestea ou mate durante as refeições!!! Que vergonha!

E tem mais. Vou voltar com aquele mix saúde que eu tinha abandonado pois tem propontos pra cacete (mas é saudável!). Vai ter que entrar no cardápio, não tem jeito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes


Contador de visitas

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO